Oi amores.. Hoje vou falar sobre o uso das plantas medicinais.. seus benefícios e malefícios.
Estava lendo uma matéria sobre o assunto e lembrei de um acontecimento com alguém próximo a minha família e os resultados da utilização desses métodos não foram agradáveis, por isso me sinto na obrigação de deixar o meu alerta para todas vocês que acompanham o blog.

Fitoterapia do grego therapeiaphyton ( therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Em outras palavras, a fitoterapia é a utilização das plantas para tratamento de doenças e recuperação da saúde, ou seja, são os chás e/ou preparações caseiras feitas por nossas avós desde quando éramos crianças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.
  Deve-se observar que a definição de medicamento fitoterápico é diferente de fitoterapia, pois não engloba o uso popular das plantas em si, mas sim seus extratos. Os medicamentos fitoterápicos são preparações elaboradas por técnicas de farmácia, além de serem produtos industrializados. Pode-se considerar medicamento fitoterápico toda preparação farmacêutica (extratos, pomadas e cápsulas) utilizando como matéria-prima partes de plantas (folhas, caules, raízes, flores e sementes) com reconhecido efeito farmacológico.


Vantagens e Riscos
A fitoterapia é considerada uma especialidade médica, que é tratada na área da medicina alopática, ao contrário da homeopatia e da acupuntura, que são terapias alternativas. Diversas pesquisas cientificas realizadas comprovam que o "tratamento vegetal" oferece soluções eficazes e mais baratas para o tratamento de doenças. A fitoterapia é comumente utilizada no combate a doenças infecciosas, disfunções metabólicas, doenças alérgicas e traumas diversos. No entanto, é necessário cautela na utilização de plantas. Conceitos populares de que as plantas não fazem mal ou "o que vem da natureza não faz mal", não é verdade como um todo. Plantas como, por exemplo, a "comigo ninguém pode" é extremamente tóxica e pode matar. Assim como, estricnina, morfina e cocaína que também são produtos naturais.
Qualquer medicamento, incluindo os fitoterápicos, só deve ser consumido seguindo orientação médica. Dificilmente chega-se a uma overdose de chá de erva-cidreira, mas ainda existem muitas plantas cujos efeitos não são bem conhecidos e seu uso indiscriminado pode prejudicar a saúde.
Então meninas fica o alerta pra vocês, muito cuidado na ingestão de ervas sem o devido acompanhamento médico, mesmo que sejam ervas conhecidas e aparentemente inofensivas.. até mesmo o seu uso prolongado podem trazer sérios danos a nossa saúde.

Espero que tenham gostado e um super beijo!!! 

0 comentários:

Postar um comentário